terça-feira, outubro 14

Entrevista com Ciméri Saraiva...

No dia 03 de Setembro de 2014, o grupo foi até a Delegacia de Polícia de Lajeado para fazer uma entrevista com a psicóloga da delegacia local, Ciméri Saraiva.

Qual é o estado emocional da vítima ao chegar à delegacia?

Quando as crianças chegam para mim, já passaram por outros profissionais. Então, muitas vezes, ela vem repetir o que já disse para o policial, mas elas ficam muito ansiosas. Meu atendimento: primeiro eu faço uma entrevista com a mãe da vítima, para conseguir pegar o histórico dela, pois na maioria das vezes, a mãe já possui histórico de abuso. Depois de conversar com a mãe, eu falo, tranquilamente, com a criança. Isso é difícil, pois como eu preciso esclarecer exatamente o que ocorreu, preciso que a vítima me conte exatamente o que aconteceu. Quando eu abordo o assunto, percebo que a mesma fica muito angustiada, tímida e sem conseguir falar.

Qual é o estado emocional do abusador ao chegar à delegacia?

Eu não escuto o abusador; a delegacia da mulher, às vezes, o escuta. Quando eu trabalhava no presídio de Lajeado, eu fazia a escuta do abusador. Pela minha experiência, o estado emocional varia, pois muitas vezes é um quadro patológico, ou seja, ele é um psicopata, ou ele não tem um quadro patológico e fez isso uma ou duas vezes e se arrependeu, ou até mais vezes, mas não chega a ser uma patologia. Sendo assim, não existe um perfil de abusador.

Existem muitos casos de abuso aqui na região do Vale do Taquari?

Tem uma demanda grande.

Quando ocorre a denúncia? Logo no primeiro abuso, ou quando já aconteceu mais de uma vez?

Varia, pois algumas mães acreditam que isso não vai mais ocorrer, outras não perdoam e vêm logo na primeira vez.

Qual é a média da idade das vítimas?

Também é variável, mas eu já atendi crianças de dois anos até adolescentes de 16 anos. É claro que também varia o tipo de abuso, pois o fato de o pai ter passado a mão nas partes íntimas da criança, já é considerado um abuso.

Como é o processo depois de ocorrer a denúncia?

Após ocorrer a denúncia, é encaminhado para a delegacia da mulher, onde é feita a escuta da criança e essa avaliação dá suporte ao inquérito policial e é  encaminhado para o Judiciário. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário